quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ser pai

“Sabe aquela hora que o seu pai fez aquela brincadeira e (...)” / “Ele não é o meu pai, é meu padrasto...”.


Uma situação às vezes constrangedora, mas cheia de significados. Acho até que por ser assim significativa, torna-se constrangedora. Afinal, o que é ser pai?

Hoje em dia muito se discute no âmbito constitucional sobre a real relação de paternidade para efeitos de decisão jurídica. Tal discussão se deve ao fato de que muitas vezes a genética não tem relação direta com a criação de um filho. Deveria, mas não tem. E nesse cenário pode surgir uma outra figura que ocupa um lugar visivelmente vazio, mas teoricamente preenchido.

São muitos os casos de pais divorciados. Tem aquele pai que se distancia, aquele que está sempre presente, e também tem aquele que de longe se faz presente. Nunca vi dificuldade em lidar com essa situação, mas sei que devo isso à minha mãe e a minha família, que sempre foram meu alicerce antes mesmo de eu perceber que precisaria de um.

Tenho sorte com a família que tenho. Com o pai que tenho, e com o padrasto que tenho. Posso dizer que tenho muita sorte com o padrasto que tenho. Apesar dos conflitos, das discussões, dos pontos de vistas diferentes, sinto dentro de mim que ganhei um pai. Um pai diferente. Um pai ligado a mim por vínculos afetivos, que vão além da genética. Um pseudo pai. Alguém que de uma hora pra outra teve que aprender a ser “pai”. Na verdade, eu não diria pai. Pai a gente ama desde o nascer. Ser padrasto, devo admitir, é mais difícil. Requer acima de tudo paciência.

Gosto de uma definição que vi certa vez em um texto: “Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar”.

Por isso quando perguntam se meu padrasto é meu pai me sinto privilegiada. Sinto que mesmo que não tenha meu pai de fato todos os dias perto de mim, tenho alguém que me ama de uma forma singular, sem nenhuma obrigação paternal, mas pelo simples fato de querer o meu bem. Não é pra se sentir privilegiado?


"Ser pai é saber e calar.
Fazer e guardar.
Dizer e não insistir.
Falar e dizer.
Dosar e controlar-se".



Trecho retirado do site: http://mensagensepoemas.uol.com.br/dia-dos-pais/ser-pai-4.html

Nenhum comentário: