quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Planos


"Agora está tão longe
ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim"

(Legião Urbana)



Vivemos de acordo com os nossos planos. Eles nos movem, nos fazem acreditar que o amanhã será ainda melhor que o hoje através das coisas que buscamos.

Traçamos caminhos, e assim, vamos escrevendo a nossa história.

Mas por vezes, muda-se o sentido da vida quando se percebe o quanto ela é finita. Para se fazer planos é preciso acreditar. Acreditar que você estará lá no futuro que planejou e viverá esse momento. É assim que uma criança pensa. Uma criança faz muitos planos sobre passeios, presentes, brincadeiras. Basta olhar para ela e você verá em seus olhos quantas expectativas existem dentro deles.

Conforme vivemos perdemos algumas expectativas, entre elas, a própria expectativa de viver. Perdemos alguém especial e é ali, naquele momento, que seus planos terminam, que se perde o sentido de almejar o amanhã.

Percebemos que é necessário continuar vivendo, mas nos apegamos no presente, no momento. Queremos que cada instante seja inesquecível, o amanhã perde sua importância. Mas nos acostumamos com essa situação, e começamos a acreditar que vivemos muito bem dessa maneira.

Os planos, projetos e promessas que outrora você havia feito para si mesmo ficam esquecidos, totalmente guardados, trancados em um lugar desconhecido. O que importa é hoje, o agora.

Mas de repente algo faz mudar a situação. Surge na sua vida um novo motivo para acreditar. Você abre os olhos e percebe o quanto esteve perdido no tempo, e chega a hora de acordar. De perceber que a vida continua, que se entregar é uma bobagem, e que viver somente o instante é uma bobagem. Começa a fazer novos planos, a desejar novas coisas, mas para isso é preciso começar de novo.

Porque fazer planos parece algo simples para alguém que nunca deixou de fazê-los, mas para quem um dia deixou de acreditar neles leva um pouco mais de tempo.

Olhar para o futuro é tão importante quanto viver o presente. Almejar um amanhã melhor nos motiva fazer o melhor hoje.






E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem

(Legião Urbana)







O maior dos planos é viver bem, em paz com o mundo e consigo mesmo.

Nenhum comentário: