domingo, 11 de abril de 2010

Aliança x Compromisso

Muitas são as referências que nos vem à mente quando ouvimos a palavra Aliança. Compromisso, símbolo, respeito, selo. Sinônimos que nem sempre nos passam a mesma idéia.

Aliança, nos dias de hoje ganhou tantos significados que fica difícil distinguir a diferença em cada caso (se é que existe).

A primeira aliança que existiu no mundo, conforme relatos bíblicos, sabemos que foi a de Deus com o seu povo logo após o dilúvio. Uma aliança de Deus materializada na forma de um arcoíris no céu simbolizando a promessa de que o mundo nunca mais seria destrído com água. Desde então, após cada chuva podemos ver a aliança em cores de Deus no céu. Um símbolo significando compromisso.

Hoje, inúmeras empresas descobriram na 'aliança' uma forma de se unirem, e assim se fortalecerem num mercado cada vez mais globalizado e acirrado, que não perdoa erros, delizes ou hesitações. É a chamada, dentro do campo administrativo, Aliança Estratégica.

Mas não é só na administração ou na bíblia que podemos observar alianças sendo constituídas. Uma das mais antigas e concretas formas de aliança que conhecemos é o casamento, materializado na forma de um anel. Costume esse vindo do povo hindu que já utilizavam o anel como símbolo do casamento. Com o tempo a aliança de ouro foi adotada como símbolo de durabilidade, relacionado com o metal de sua constituição e utlizada no quarto dedo da mão esquerda, que segundo os romanos é por onde passa uma veia ligada diretamente ao coração. A igreja católica aceitou esse costume como símbolo de fidelidade e união e é utilizada até os dias de hoje.

Porém o ponto ao qual eu quero chegar é em relação a aparente banalização da aliança. Afinal, a aliança é usada hoje, também para simbolizar o namoro. A aliança de prata se tornou hoje algo tão comum que perdeu parte do seu significado.

Me perguntaram outro dia, qual o sentido de se usar uma aliança se o compromisso e a fidelidade está mais relacionada com a relação e comprometimento do casal do que com a própria jóia/bijouteria. Cheguei a me perder na minha resposta. É verdade que só o anel não significa fidelidade. Acho até, que está mais relacionado com o sentimento de posse do que de amor. Mas será?..

Para muitos, namoro sem aliança não é namoro. Para outros, não há sentido em se usar uma aliança de compromisso. Para mim, nunca fez diferença. Usá-la ou não, nunca interferiu no meu comportamento dentro de um relacionamento. O simples fato de namorar com alguém, acredito eu, já significa compromisso. A única diferença é que ao olhar para a aliança no meu dedo me faz lembrar da pessoa. Qualquer que seja o momento do meu dia, o que seja que eu esteja fazendo, me lembro da pessoa e de como estou feliz em estar com ela (ou não).

Por fim, o que quero dizer é que a aliança, assim como outros símbolos é somente um símbolo, não passa disso se não houver significado. Dessa forma, não existe certo ou errado, não dá para dizer se é só um anel ou não, o seu uso tem muito mais a ver com a idéia que o casal tem sobre ele do que com o costume que se tem na época.

Nenhum comentário: